quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O parto.

Hoje resolvi falar sobre meu parto.
Estou praticamente decidida! Um parto normal, natural e HUMANIZADO.
Já tenho uma doula (titia Amanda que esteve aqui domingo e trouxe MUITOS presentinhos lindos, que mostro amanhã!], e já sei como vou querer.
Quero passar o trabalho de parto em casa, bem tranquila, com a doula, o papai e meus pais. Tenho certeza que vão me passar seguranca e vão fazer desse momento o mais lindo de todos!
Quando estiver com 8/9cm de dilatacão, aí sim vamos para a maternidade apenas pro Enzo nascer. Sem anestesia, sem episiotomia, sem oxitocina, quero que meu filho nasca no tempo dele, com as necessidades biológicas dele. É ele quem vai mandar no parto!
Tenho um planejamento de parto, que é entregue na maternidade =

PLANO DE PARTO


Eu e minha família estamos cientes de que o parto pode tomar rumos diferentes do esperado, todavia, transcorrendo tudo tranqüilo e dentro da normalidade, essas são as nossas preferências em relação ao nascimento do nosso bebê!

Quando algum desses procedimentos não puder ser seguido, peço que sejamos previamente avisados e consultados a respeito das alternativas, para que possamos participar das decisões todos juntos.



Trabalho de Parto

Presença do meu marido e doula, da admissão ao nascimento e pós-parto imediato.

Enema, será feito em casa quando inicia o trabalho de parto, após uma refeição.

Tricotomia, combinado antecipadamente com o médico, aparada na região genital e na região pubiana depilada.

Sem infusão intravenosa (soro), (havendo a necessidade de utilizá-lo conversar comigo e meu marido).

Liberdade para caminhar, mudar de posição, movimentar-se, usar o chuveiro.

Monitoramento fetal não contínuo.

Aguardar o rompimento espontâneo da bolsa; (havendo a necessidade de intervir artificialmente peço que conversem comigo e meu marido).

Levar objetos pessoais facilitadores música, bola, banquinho para parto de cócoras, espelho para ver o nascimento.

Analgesia não quero que me ofereçam anestésicos nem analgésicos. Pedirei se achar necessário.

Ocitocina usar sob necessidade médica explícita e devo ser informada com antecipação.

Medicação para alívio da dor, administrada quando for necessária e solicitada por mim, sendo que prefiro métodos não farmacológicos.


Parto (hora do nascimento)


Presença de meu marido e doula.

Prefiro uma posição vertical para ter meu filho, todavia, aceito sugestões.

Não usar perneiras caso a mesa de parto seja a tradicional.

Não gostaria que alguém subisse na minha barriga para forçar o bebê a sair, prefiro aguardar e respeitar o processo fisiológico do nascimento de meu filho.

Prefiro fazer força quando sentir vontade, em vez de ser guiada pelo ritmo hospitalar do processo.

Gostaria de um ambiente especialmente calmo nessa hora.


Episiotomia, prefiro não ter, e gostaria que o períneo fosse mantido intacto até fase de expulsão, respeitando o desenvolvimento e a evolução do meu corpo nesse momento, e se necessário for, decidir em conjunto pelo corte médio lateral com anestesia regional.

Nascimento suave (Leboyer), sem pressão quanto ao tempo do período expulsivo, ou seja, enquanto mãe e bebê estiverem em condições boas nada deve ser feito para apressar o processo de nascimento.

Desejo ter o bebê imediatamente colocado em meu colo, ou sobre minha barriga ou em meus braços, possibilitando um tempo ideal para a formação do vínculo mãe-bebê-pai.

Clampeamento do cordão apenas depois que parar de pulsar, o pai corta o cordão umbilical.

O bebê deve ser amamentado assim que desejar, respeitando o período de alerta do bebê para a sucção e amamentação, a primeira hora ou os primeiros 30 minutos em seguida do seu nascimento.

Caso seja preciso, usar cobertor e panos para cobrir o bebê ainda no colo.

Se houver necessidade de succionar as vias respiratórias, prefiro que seja feito enquanto ele está comigo, no colo.

Desejo que todos esses momentos sejam registrados pelo meu marido e/ou pela minha doula.

Após o parto

Aguardar a expulsão espontânea da placenta com o auxílio da amamentação.

O bebê deve ficar comigo o tempo todo, mesmo durante a avaliação de saúde e os exames.

Liberação rápida para o quarto, tão logo quanto possível.
Alta o quanto antes.


Cuidados com o bebê

Amamentação exclusiva no peito e sob livre demanda.

Não oferecer ao bebê água, leite em pó ou chupeta.

Alojamento conjunto.

Antibiótico oftálmico nitrato de prata, após a imediata amamentação, se for necessário.

Utilização de Vitamina K via oral.


Caso a cesárea seja necessária

Presença de meu marido e da doula.

Anestesia peridural, sem sedação.

Quero ver a hora do nascimento, com o rebaixamento do protetor ou por um espelho.

Após o nascimento, quero que coloquem o bebê sobre o meu peito e que minhas mãos estejam livres para segurá-lo.

Também desejo amamentar o bebê o quanto antes.


Que assim seja!!!
 
Layout by boutiquecuteblog.blogpot.com