quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Etiópia

"A Etiópia (em amárico, Ityop'iya) é um país africano, limitado a norte pela Eritreia, a leste por Djibouti e pela Somália, a sul pelo Quénia e a oeste pelo Sudão, sua capital é Adis-Abeba. Possui um dos menores índices de desenvolvimento humano do mundo, consequência de graves problemas socias."
fonte: wikipedia

O que isso tem a ver com o blog? T-U-D-O, no momento.
Foi isso que ouvi ontem do meu marido, depois de jantar pela terceira vez e comentar, à 1h da manhã: "acho que estou com fome denovo!". E ele retruca: "amor, você veio da Etiópia?".
Gente, parece que eu nunca vi comida na minha frente, tudo o que vejo devoro, tenho fome o tempo todo, parece mesmo que vim da Etiópia e estou comendo pela primeira vez na vida. Seja fruta, legume, salada, doce, salgado, azedo, o que for, me deu? Tô comendo!
Acordo de manhã, as 6h30 como uma fruta. As 9h10 na faculdade como um salgado. As 10h30 tomo um chocolate quente. 13h almoço. Mas um almoço de pedreiro! Aí é o problema. Eu termino de almoçar já morrendo de fome, sem mentira! Eu não sei o que fazer pra sacear isso! Me seguro MUITO e lá pelas 14h30 como alguma coisinha. As 17h eu janto a primeira vez. As 19h janto denovo. As 21h mais uma vez, e durmo morrendo de fome. Oh céus! Onde vou parar? Sinceramente não sei, só sei que não me privo de comer não! (só as vezes, vai!)
Será que é normal?

Hoje é a morfológica, as 17h10, UHUL! Tou mega ansiosa pra ver meu pimpolho denovo, que deve tar lindo, maravilhoso, gostoso, tesudo! E se mexendo horrores né, porque a bagunça que faz aqui... quero ver o que ele tanto apronta lá dentro! Vou gravar! =D

Agora um assunto sério: o que é essa saúde pública no Brasil?
Ainda não melhorei da gripe, e, preocupada com isso, ontem fui no hospital mais perto aqui da minha casa, e, apesar de ter plano de saúde fui no hospital público, afinal, sem preconceitos né? Cheguei lá, a simpatia olhou pra minha barriga e perguntou:
- Você faz pré-natal aqui?
E eu, educadamente respondi:
- Não.
- Faz onde enão?
- Numa clínica particular. (morrendo de vontade de dizer que ela nada tinha com isso.)
- Então não podemos te atender.
- Não tem nada com gravidez, eu estou com gripe.

Pausa para um detalhe: o tal hospital é (ou era pra ser) referência de atendimento à gripe suína aqui em Curitiba.

- Então senta aí que o médico já vem falar com você pra ver se pode ou não te antender.

... Passa tempo, tempo passa ...

Eis que surge um ser, com um jaleco branco e uma maleta.

- OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DONA RITA!

Levanta uma mulher que estava esperando por atendimento. O ser não identificado até então, pede pra tal Dona Rita sentar numa cadeira ali, no meio da sala de espera, na frente de todo mundo. O ser abre delicadamente sua maleta e tira uma seringa. Eu juro, gente,eu JURO que só olhei pro meu marido e quis eu mesma acreditar e MUITO nas minhas palavras:

- Ele não vai fazer o que eu tô pensando né?

Meu marido, super querido, delicado e sensível, prefere não responder.
Sim, ele fez. Levantou a manga da Dona Rita, e tirou sangue dela, ali, na frente de todo mundo, no meio da sala de aguardo à atendimento. Minha reação foi levantar e ir embora chorando.
O que que é isso, gente? Que sistema de saúde é esse? Ninguém se preocupa com a saúde alheia não? E as infecções, e a higiene?

Sinceramente, a única coisa que tenho a dizer é: lamento. Lamento por existir gente assim, "profissionais" assim. E desprezo, é o que eu consigo sentir.

E ainda querem que eu me cale quando leio um "fassa você mesma"? São da mesma laia. Nojo, nojo de gente ignorante.
 
Layout by boutiquecuteblog.blogpot.com