segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Por que meu bebê chora?

Ontem meu marido me chamou do banho, eu já tinha terminado mesmo, tudo bem.

"O Lucas tá chorando..."

Peguei ele do berço, coloquei na minha cama e comecei a fazer massagens e ginásticas com as perninhas dele. Imediatamente ele parou. Tenho costume de conversar com ele, enquanto encosto nele, troco, qualquer coisa do tipo:

"Dói, né, filhinho? Mamãe já tá ajudando, já já vai passar..."

Nisso, meu marido vira pra mim:

"Como você sabe o porquê dele tar chorando?"

Eu aprendi a interpretar o choro do meu filho.
É muito simples, a criança abrir a boca pra chorar e chegar alguém com uma chupeta, uma mamadeira, um seio ou uma canção de ninar, né?
A primeira coisa, é aprender a ouvir. A única voz, a maneira que o bebê tem de "falar", é chorando. Temos que aprender a decifrar essa vozinha que nos chama. E isso não é assim, tão difícil.
Toda mãe conhece seu filho, e se não conhece, deveria se esforçar pra isso.
Quando o Lucas abre o berreiro, a primeira coisa que faço é me acalmar. Nem sempre é legal acordar as 2 da manhã com o bebê chorando, sendo que você dormiu à 1:30. Depois de respirar fundo, me acalmar, aí sim me aproximo dele. Aí, observo os sinais. Não tem muito erro, afinal, são poucas as possibilidades:

- Fome
- Necessidade de sucção
- Fralda suja
- Calor/Frio
- Dor
- Exaustão

Se faz apenas meia ou uma hora que ele mamou, e mamou bem, fica óbvio, descartamos a primeira possibilidade. Mas se mesmo assim ele continua com a boca aberta, sugando a coberta, os dedos ou a própria roupa, pronto, é a chupeta que ele quer. Aí me dizem que a chupeta pode "enganar" o bebê faminto. Não, não pode. Quando está com fome, e dou a chupeta, ele gospe e volta a chorar. Bebês podem ser tudo, menos ignorantes!
Caso não tenha sinal de necessidade de sucção (ou fome), dou uma olhada na fralda. Se está molhada, ou suja, troco. O calor ou o frio é fácil identificar: o Lucas já sua, e fica com as mãozinhas geladas ou soluço quando tem frio.
Dor. Sei quando ele está com cólica ou prisão de ventre. Encolhe e estica as perninhas, e fica vermelho, quando tenta fazer força. Quando identifico no começo, a cólica, é simples: muita massagem e as vezes uma compressa quente ajuda. Muita calma e conversinha também ajudam a acalmar meu pequeno. Ás vezes utilizo a chupeta também, um santo remedinho!
Quando o bebê não dorme bem, acaba ficando exausto, e, como nós, não conseguem dormir. Um ambiente e uma mamãe calmos ajudam muito. Os sinais também não são difíceis de identificar: irritabilidade, muito movimento das mãozinhas (que tentam desesperadamente agarrar algo, acabam arranhando a si mesmos), bocejos, olhinhos pesados... Aí é a paciência quem vai ter que falar mais alto. Vão-se facilmente 20 minutos de pé, do lado do berço, acalmando e acariciando meu bebê, até que ele se sinta relaxado o suficiente pra cair no sono.

Tudo começa com a calma, e deve terminar com a calma. Ser mãe é tão gostoso, temos que aprender a curtir tudo, até mesmo o chorinho deles. Não existe nada que não tenha solução e que não vá passar, mas podem acreditar: tudo piora quando a mamãe se desespera.
O choro nem sempre é sinal de algo ruim, é apenas a maneira que nossos pequenos tem de se expressar, não tem motivo nenhum para perder o controle da situação.

A maternidade fica muito mais gostosa quando temos maturidade e paciência o suficiente para curti-la.







P.S.: Renatinha, amiga, não deu tempo de te mandar meu e-mail! É gerandoumsonho@gmail.com



P.S.2.: Juh (www.mamaejuliana.blogspot.com) eu não sei comentar no seu blog amiga!!! hahaha Bem anta!
 
Layout by boutiquecuteblog.blogpot.com